Detalhamento do percurso:
A Travessia da Serra da Careta a Cachoeira do Juju, no município de Baependi – MG, ligando as comunidades rurais da Vargem da Lage ao Fundão, passa por inúmeras nascentes de altitude, vales montanhosos e cachoeiras. A travessia entre a Careta e o Juju alcança picos imponentes da Serra do Chapadão, montanha que liga a Serra da Careta até o complexo turístico da cachoeira do Juju. Neste trajeto destacamos o imponente Pico do Chorão, com altitude de 1.820 metros. Além do Chorão, a travessia também passa pelo cume da Serra da Careta, com 2.080 metros de altitude, o ponto mais elevado deste trajeto. Totalizando 16 km de extensão, está travessia é ideal para contemplar e relaxar junto a cenários belíssimos da Serra da Mantiqueira e pode levar ao máximo 02 dias para ser completado.
O pernoite pode ser realizado em abrigo de montanha ou barraca.
Esta travessia é super indicada para iniciantes e crianças, os quais, queiram ter uma primeira relação com a natureza de montanha e vivências diferenciadas.
Localização: Município de Baependi – MG.
Duração: 02 dias. Média de 08 km/dia. Total de 16 km de trilha.
Inclusos: Condutor qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Transfer.
Não Inclusos: Equipamentos individuais e coletivos de camping, – Serviço de portagem de equipamentos – Alimentação e registro fotográfico do roteiro.
Opcionais: Portagem de equipamentos realizada pela equipe de apoio, – Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, e aluguel de equipamentos específicos. (ex.: barracas para 2 e 4 pessoas, isolante térmico, fogareiro à álcool, bastão de caminhada, polaina, lanterna de cabeça, mochila cargueira, etc).
A portagem de equipamentos é realizada por equipe de apoio e cada porteador carrega no máximo 15 kg de carga por cliente.
Valor por porteador: R$ 200,00. dia. A contratação deste serviço deverá ser realizada antecipadamente.
Tempo total do Percurso: 16 horas de caminhada, subdivididas em 08 horas diárias e 02 dias.
Quilometragem da Trilha: 16 km. Subdivididos em aproximados 40% de terrenos planos, 10% de média inclinação, 30% de descidas e os restantes 20% aclive abruptos.
Deslocamento de veículo ao inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 35 km de estradas, sendo 10 de asfalto e 25 km de terra, em boas condições.
Deslocamento de veículo retorno: Partindo do Vale da cachoeira do Juju, passando pela comunidade da Piracicaba, até Caxambu. 35 km de estradas, sendo 29 km de estradas de terra em médias condições e 04 km de asfalto até Caxambu.
Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.
Geografia , Clima e Vegetação local: A Travessia da Serra da Careta a Cachoeira do Juju, se faz pelo mesmo trajeto inicial da Travessia da Serra do Papagaio. Possui elevações típicas da Mantiqueira, grandes desníveis com subidas e descidas fortes. Boa parte da caminhada é realizada em terreno pedregoso, com presenças de granito e quartzito ao longo do trecho e inúmeros matacões, com picos de grandes afloramentos rochosos. A melhor época para realização da travessia é no final de outono e inverno, entre os meses de maio e setembro, devido a pequena incidência de chuvas e as baixas temperaturas, que podem chegar aos -5cº graus nas maiores altitudes. Porém ela também é uma ótima travessia para ser realizada na primavera e verão, mais quente, entre os meses de outubro e abril, para maior proveito das cachoeiras e poços para banho e contemplação. A Cachoeira do Juju, ponto final desta travessia, possui 130 metros de queda d’água e 02 piscinas naturais de extrema beleza cênica convidativos ao relaxante banho de cachoeira. A Vegetação do local se mistura entre os campos rupestres, campos de altitude e a típica mata atlântica de encostas úmidas e sombrias com árvores belas e muitas bromélias.
Nível de Dificuldade: Fácil/Leve.
Grupo Mínimo: 02 participantes.
Máximo: 12 participantes.
Idade Mínima: 07 anos.
Valor por Pessoa: R$ 350,00.
Forma de pagamento: À Vista. 30% do valor, 15 dias antes da realização do roteiro.