Detalhamento do percurso:

A travessia dos vales é algo indescritível. Cruza as longitudes sul e norte da Serra do Papagaio, e percorre os mais de 12 km forrado de araucárias e enormes cachoeiras descendo os abismos do vale, sentido Gamarra de cima ao Canjica.

Essa travessia segue os mesmos passos de acesso do roteiro de Caminhada no Vale das Araucárias, inicia-se lá no centro de pesquisas do PESP, na fazenda Santa Rita e segue até as propriedades centenárias dos tradicionais senhores da Mantiqueira, e por lá, com opção de acampamento, pernoite em abrigos ou pousadas, pode-se visitar ao longo do vale, mais de 08 cachoeiras e  dezenas de drenagens riscando de branco o verde da Mata Atlântica. Durante a travessia caminha-se no sub-bosque da floresta de araucárias do charco e de lá, passando por 05 cachoeiras, avista-se o Vale do Gamarra. A travessia  é leve, indicada para iniciantes e contempladores, além de famílias e a melhor idade. Ao descer em direção ao vale do Gamarra, avista-se ao fundo a imponente parede vegetada com enormes cachoeiras na Serra do Canjica, que logo mais a frente se transformam em cachoeiras de grandes poços e significativo volume de água.

Localização: Divisa entre os municípios de Baependi e Alagoa. 

Duração: 02 dias. Média de 06 km por dia.

Inclusos: – Guia qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Traslado.

Não Inclusos: Equipamentos individuais e coletivos de camping, – Serviço de portagem de equipamentos, – Alimentação e registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, Porteadores de Equipamentos e aluguel de equipamentos específicos. (ex.: barracas para 02 e 04 pessoas, isolante térmico, fogareiro à álcool, bastão de caminhada, polaina, lanterna de cabeça, mochila cargueira, etc).

A portagem de equipamentos é realizada por equipe de apoio e cada porteador carrega no máximo 15 kg de carga por cliente.

Valor por porteador: R$ 150,00. dia. A contratação deste serviço deverá ser realizada antecipadamente.

Tempo total do Percurso: 10 de caminhada, subdivididas em 05 horas diárias e 02 dias.

Quilometragem da Trilha: 12 km. Subdivididos em aproximados 67% de terrenos planos, 05% de média inclinação, 25% de descidas  e os restantes 0,3% aclive abruptos.

Deslocamento de veículo ao  inicio da trilha: Partindo de Caxambu, 65 km de asfalto até Itamonte. Logo segue 35 km de estradas de terra até o Fazenda Santa Rita, sede do centro de pesquisas do PESP – IEF. 100 km todo trajeto de deslocamento de ida.

Deslocamento de veículo retorno: Partindo do Vale do Gamarra de Cima, 25 km de estradas de terra até Baependi e 10 km de asfalto até Caxambu. 35 km total do deslocamento de retorno.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A travessia entre os vales possui geografia referenciada por vegetações de araucárias, mata atlântica e grandes cachoeiras.  A melhor época para realização da travessia é no final de abril ao inicio de setembro, respeitando o período de inverno, devido a pequena incidência de chuvas e as baixas temperaturas, que podem chegar aos – 6 cº graus na parte alto do vale, nas maiores altitudes.  A Vegetação se mistura entre os campos rupestres, florestas de araucárias centenárias e a típica mata atlântica de encostas úmidas e sombrias com árvores belas e muitas bromélias.

Nível de Dificuldade: Fácil/Leve.

Grupo Mínimo: 03 participantes.

Máximo: 12 participantes

Idade Mínima: 07 anos.

Valor por Pessoa: R$ 350,00.

Forma de Pagamento: À Vista. Ou a metade em 15 dias antes do roteiro e o restante após a realização do roteiro.