Detalhamento do Percurso:

A Caminhada na Serra da Careta é procurada pela sua imponência e panorâmica de boa parte de toda a Serra do Papagaio e Mantiqueira. Considerada também como, outras tantas, uma das mais belas da região. O Pico da Careta, ponto culminante do trajeto possui 2.080 metros de altitude, a nível do mar e de lá se avistam imponentes montanhas da Mantiqueira, como, o Pico das Agulhas Negras, Pico dos Três Estados, Pedra da Mina, Garrafão, Mitra do Bispo, Itaguaré e Marins, no estado de SP.

Nosso trajeto a Serra da Careta é realizado pela trilha da vargem, a qual, se faz realizar com aproximadamente 03 horas de caminhada e 6 km de extensão, passando por florestas de Mata Atlântica, com subidas ingrimes e descidas fortes, apreciando os mirantes naturais do percurso, cachoeiras e cursos d’água. A Serra da Careta é uma das montanhas mais exuberantes do município de Baependi, conhecida também de Morro do Chapéu ou Gigante Deitado, no seu cume, apresentam grandes formações rochosas com presenças de grutas e pequenas cavidades na rocha. De lá pode-se avistar boa parte de toda zona rural do município de Baependi e também suas principais formações montanhosas.

Duração: 01 dia. Média de 12 km total.

Inclusos: Guia qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Traslado.

Não Inclusos: Registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, e caso necessário, aluguel de equipamentos específicos. (ex. bastão de caminhada, polaina, etc).

Tempo total do Percurso: 08 horas, subdivididas em três horas de ida e três de retorno, com mais duas horas para contemplação e descansos.

Quilometragem da Trilha: 06 km. Subdivididos em aproximados 10% de terrenos planos, 10% de média inclinação, 40% de descidas e os restantes 40% aclive abruptos.

Deslocamento de veículo ao inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 34 km de estradas, sendo 07 km de asfalto e 27 km de estradas de terra, em boas condições.

Deslocamento de veículo retorno: O retorno deste roteiro é realizado pelo mesmo caminho de ida. Portanto segue as mesmas instruções.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A Caminhada na Serra da Careta possui elevações típicas da Mantiqueira, grandes desníveis com subidas e descidas fortes. A vegetação também é tradicional com travessias de florestas nativas de altitude e presença de Candeias centenárias, com grandes bromélias e belas orquídeas da Mata Atlântica. Boa parte da caminhada é realizada em terreno pedregoso, com presenças de Granito Guinaise ao longo dos trechos e inúmeros matacões, com picos de grandes afloramentos rochosos e caminhos sinuosos. Nos meses mais frios, entre  maio a agosto é frequente as baixas temperaturas devido a altitude e os fortes ventos do local.

Nível de Dificuldade: Médio/moderado.

Grupo Mínimo: 02 participantes.

Máximo: 08 participantes.

Idade Mínima: 07 anos.

Valor por Pessoa: R$ 229,00. com traslado

Valor por Pessoa: R$ 179,00. sem traslado incluso.

Forma de pagamento: À vista.

P1180771