Detalhamento do Percurso:

A Caminhada ao Pico do Garrafão é imponente devido a localização geográfica encontrada na região. O Garrafão é a montanha de maior altitude em toda a Serra do Papagaio, de lá do cume, pode-se avistar todo o Vale do Charco e das Araucárias, a Serra da Careta, Pico do Papagaio, Serra do Canjica, Pedra Redonda, Mitra do Bispo, e mais a sul todo o maciço do Itatiaia, Serra Fina e ao fundo o complexo Itaguaré x Marins no estado de SP. O Pico do Garrafão possui 2.425 no cume sul e 2.359 metros de altitude no cume norte e proporciona ao visitante conhecimentos interessantes sobre a região, pois é de lá, que nasce os principais rios que abastecem o Circuito das Águas, como o caso do rio Baependi. É possível ter uma visão panorâmica de 360 graus de toda Serra da Mantiqueira e Papagaio.

A Caminhada até o cume é realizada por crista de serra, partindo das fazendas tradicionais no Vale do Charco e leva cerca de 03 horas morro acima até o cume norte. No trajeto de subida não existem grandes árvores, nem florestas fechadas devido a naturalidade da vegetação local, em alguns trechos a presença de pedras soltas pelo chão é frequente e ao se aproximar do topo do pico surgem os campos de altitude com grandes afloramentos rochosos.

Localização: Município de Alagoa – MG.

Duração: 01 dia. Média de 10 km total.

Inclusos: Guia qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Traslado.

Não Inclusos: Alimentação extra lanche de trilha, e registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, e caso necessário, aluguel de equipamentos específicos. (ex. bastão de caminhada, polaina, etc).

Tempo total do Percurso: 08 horas, subdivididas em três horas de ida e três de retorno, com mais duas horas para contemplação e descansos.

[one_half_last padding=”0 0px 20px 20px”]

Quilometragem da Trilha: 10 km. Subdivididos em aproximados 20% de terrenos planos, 30% de média inclinação, 20% de descidas e os restantes 30% aclive abruptos.[/one_half]

Deslocamento de veículo ao inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 85 km de estradas, sendo 70 km de asfalto e 15 km de estradas de terra, em boas condições.

Deslocamento de veículo retorno: O retorno deste roteiro é realizado pelo mesmo caminho de ida. Portanto segue as mesmas instruções.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A geografia do local é típica das montanhas da mantiqueira, grandes desníveis e muita paisagem ao redor. O Garrafão é um local ideal para o montanhista que queira conhecer e entender melhor sobre as formações das montanhas de toda a regão, uma verdadeira aula sobre a mantiqueira. No período mais frio as baixas temperaturas são muito frequentes, como a registrada em 2001 de -12 graus podem acontecer. Os ventos fortes e nebulosidade de montanha também ocorrem constantemente. No verão as fortes chuvas são comuns. Durante a subida a vegetação predominante são os campos rupestres e as árvores de candeia, típicas da região, já nas maiores altitudes ocorrem a predominância de capins de altitude e arbustos de pequenos porque, com algumas manchas de florestas de altitude, com árvores baixas e retorcidas.

Nível de Dificuldade: Fácil/moderado.

Grupo Mínimo: 02 participantes.

Máximo: 08 participantes.

Idade Mínima: 07 anos.

Valor Por Pessoa: R$ 259,00. Com traslado.

Valor Por Pessoa: R$ 195,00. Sem traslado.

Forma de pagamento: À vista.