Detalhamento do Percurso:

 A caminhada com cachoeiras no Vale do Matutu é um roteiro selecionado como recreativo, com desafios de forma lúdica e prazerosa. As caminhadas no vale são relativamente bem fáceis e de boa acessibilidade, as cachoeiras também não oferecem dificuldades de acesso e para chegar até a mais distante, conhecida como, cachoeira do Fundo, a duração estimada no percurso de ida/volta é de 04 horas de caminhada, sendo boa parte do trecho entre as florestas e os campos naturais. Durante esse roteiro é possível conhecer e banhar-se em 04 cachoeiras do trajeto e no fundo do vale. Além das cachoeiras é possível visitar o ‘Casarão’ do vale e as lojas de artigos naturais e artesanatos. 

Duração: 01 dia. Média de 14 km total de caminhada.

Saída/Retorno: 08:00 horas/15:00 horas. Total: 07 horas.

Inclusos: Guia qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Traslado e todos os equipamentos para a atividade de arvorismo.

Não Inclusos: registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, – Aluguel de equipamentos específicos. (ex. bastão de caminhada, polaina, etc).

Tempo total do Percurso: 05 horas, subdivididas em uma hora e meia de ida e uma hora e vinte de retorno, com mais duas horas para contemplação e descansos.

Quilometragem da Trilha: 07 km. Subdivididos em aproximados 20% de terrenos planos, 30% de média inclinação, 20% de descidas e os restantes 30% aclive abruptos.

Deslocamento de veículo ao inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 70 km de estradas, sendo 45 km de asfalto e 25 km de estradas de terra, em boas condições de circulação.

Deslocamento de veículo retorno: O retorno deste roteiro é realizado pelo mesmo caminho de ida. Portanto segue as mesmas instruções.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A Caminhada com Cachoeiras e Arvorismo no Vale do Matutu permite ao visitante um conhecimento diversificado sobre a geografia, clima e vegetação local. Por lá encontram-se grandes manchas florestais de Araucárias e uma faixa conservada de mata atlântica de fundo de vale. O local é super rico em recursos hídricos e grandes cachoeiras, cercado por imponentes montanhas da Serra do Papagaio, com as formações típicas da mantiqueira, onde é possível observar pássaros, bromélias e orquídeas de diferentes cores e formatos.  O vale está situado na cota altimétrica entre 1.200 e 1.450 metros de altitude e durante os meses mais frios a ocorrência das geadas é predominante. As cachoeiras estão situadas as margens de grandes florestas e com isso a incidência de sol é predominante apenas em alguns períodos do dia, mesmo porque, a profundidade do vale é bem considerável em relação ao topo das maiores montanhas. A água nas cachoeiras do vale são consideradas frias e tem como média anual de 15 graus.

Nível de Dificuldade: Fácil/leve.

Grupo Mínimo: 03 participantes.

Máximo: 15 participantes.

Idade Mínima: 06 anos.

Valor por Pessoa: R$ 179,00.
Forma de pagamento: À vista.

DSCF0654