Detalhamento do Percurso:

A Caminhada ao Vale das Araucárias é considerada uma das mais planas e cinematográficas em beleza cênica de toda a Serra do Papagaio. Essa floresta localiza-se no exótico Vale do Charco, ao lado do centro de pesquisas e monitoramento do parque estadual da Serra do Papagaio conhecido como, Fazenda Santa Rita do Charco a 1.735 metros de altitude, onde, segundo o inventário florestal de Minas Gerais, foi considerado como a maior e mais significativa reserva de pinheiros nativos do estado de Minas, com mais de 2,5 milhões de pés da espécie, com matrizes que podem atingir cerca de 300 anos de existência e cerca de 30 metros de altura.

O Vale das Araucárias é todo contornado pelo ribeirão Santo Agostinho, um dos principais rios da Serra do Papagaio. Durante a caminhada pode-se banhar e apreciar as belas piscinas naturais formadas ao longo do rio e também, algumas de suas corredeiras e cachoeiras. O trajeto é realizado em meio a floresta de pinheiros e campos rupestres de vegetação nativas, passando por florestas de Mata Atlântica e a presença de grandes bromélias.

Durante os períodos dos meses de abril e agosto, ocorre ao longo do vale, devido as baixas temperaturas do local o fenômeno de nebulosidade ‘serração’, que ao amanhecer, nos primeiros raios de sol, causam grande expectativa e um cenário inigualável de suma beleza natural.

Um dos locais mais exóticos deste roteiro é a visita ao Túnel do Minério, construído pelos ingleses na década de 30 para desviar cursos d’água em busca de ouro e diamante nas montanhas mineiras. O Túnel possui cerca de 150 metros de extensão e por ele corre um pequeno curso d’água, onde logo abaixo, no bairro rural do Engenho, moviam as máquinas que separavam e lavravam as riquezas minerais do local.

Duração: 01 dia. Média de 10 km total.

Saída/retorno: 08:00 horas – 18:00 horas.

Inclusos: Guia qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Traslado.

Não Inclusos: Registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores e, caso necessário, aluguel de equipamentos específicos. (ex. bastão de caminhada, polaina, etc).

Tempo total do Percurso: 06 horas, subdivididas em duas horas de ida e duas de retorno, com mais duas horas para contemplação e descansos.

Quilometragem da Trilha: 05 km. Subdivididos em aproximados 80% de terrenos planos, 10% de média inclinação, 05% de descidas e os restantes 05% aclive abruptos.

Deslocamento de veículo ao inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 110 km de estradas, sendo 30 km de terra e 80 km de estradas asfaltadas, todas em boas condições de conservação.

Deslocamento de veículo retorno: O retorno deste roteiro é realizado pelo mesmo caminho de ida. Portanto segue as mesmas instruções.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A Caminhada ao Vale das Araucárias possui elevações típicas de vale, pequenos desníveis com subidas e descidas leves. A vegetação predominante é o Pinheiro Brasileiro ou Araucária, que no período de março a maio produz o pinhão como fruto. A Araucária é uma árvore ameaçada de extinção, que adora locais frios, altos e úmidos e dela tudo se aproveita. O trajeto entre a floresta de angustifólios não requer grandes esforços físicos e pode ser realizada de forma contemplativa e prazerosa. No período do inverno já foram registrados temperaturas na média dos 6 graus negativos ao longo do Vale e a presença de grandes faixas de geadas.

Nível de Dificuldade: Fácil/leve.

Grupo mínimo: 03 participantes.

Máximo: 12 participantes.

Idade Mínima: 07 anos.

Valor por pessoa em veículo da empresa: R$ 260,00. por pessoa.

Veículo do cliente: R$ 185,00. por pessoa.

Forma de pagamento: À vista.

_BRU0048