Detalhamento do percurso:

A Travessia da Serra do Papagaio, entre os municípios de Baependi e Aiuruoca, ligando as comunidades rurais da Vargem e o Vale do Matutu foi aberta integralmente no ano 2000 pelos montanhistas Bruno Dias e Felipe Diniz. Passando por inúmeras nascentes de altitude, vales e cachoeiras, a travessia da Serra do Papagaio, alcança picos imponentes deste maciço, que chegam até 2.357 metros de altitude. Com seus 45 km de extensão, pode levar de 03 a 04 dias para ser realizada por completa.

Esta travessia é uma das mais espetaculares e diversificadas da Serra do Papagaio, foi destaque de capa na antiga revista ‘Aventura Jáh’ do montanhista e escritor, Sérgio Beck. Durante os anos de 2001 e 2007 foram realizadas diversas repetições comerciais deste trajeto, que passa por mais de oito cachoeiras, dez nascentes de água, cinco poços de águas cristalinas para banho e dois dos mais importantes rios da região, com suas nascentes na cota dos 2.000 metros de altitude. Os pernoites podem ser realizados em abrigos de montanha ou barracas. No decorrer do trajeto caminha-se por dia, uma média de 14 km, em duas noites e três dias, percorre-se os aproximados 45 km de trilhas pelas montanhas na Serra do Papagaio.

Localização: Entre os municípios de Aiuruoca e Baependi.

Duração: 03 dias. Média de 14 km por dia.

Inclusos: Condutor qualificado e credenciado junto ao parque estadual da Serra do Papagaio, – Seguro contra acidentes pessoais, – kit primeiros socorros, – Transfer.

Não Inclusos: Equipamentos individuais e coletivos de camping, – Alimentação, – Serviço de portagem de equipamentos e registro fotográfico do roteiro.

Opcionais: Portagem de equipamentos realizada pela equipe de apoio, – Registro Fotográfico profissional de todo trajeto realizado pelas lentes de nossos condutores, e aluguel de equipamentos específicos. (ex.: barracas para 2 e 4 pessoas, isolante térmico, fogareiro à álcool, bastão de caminhada, polaina, lanterna de cabeça, mochila cargueira, etc).

A portagem de equipamentos é realizada por equipe de apoio e cada porteador carrega no máximo 15 kg de carga por cliente.

Valor por porteador: R$ 200,00. dia. A contratação deste serviço deverá ser realizada antecipadamente.

Tempo total do Percurso: 25 horas de caminhada, subdivididas em oito horas diárias em três dias.

Quilometragem da Trilha: 45 km. Subdivididos em aproximados 15% de terrenos planos, 30% de média inclinação, 25% de descidas  e os restantes 30% aclive abruptos.

Deslocamento de veículo ao  inicio da trilha: Partindo de Caxambu – MG. 35 km de estradas, sendo 10 de asfalto e 25 km de terra, em boas condições.

Deslocamento de veículo retorno: Partindo do Vale do Matutu, passando por Aiuruoca, até Caxambu. 63 km de estradas, sendo 23 km de estradas de terra em médias condições e 40 km de asfalto até Caxambu.

Dicas importantes (o que levar): Roupas confortáveis e adequadas para caminhada em montanha, trajes de banho, óculos escuro, câmera fotográfica, reservatório de água para no mínimo 1,5 litros, boné ou chapéu e telefone celular. Possui coberturas – Oi – Tim – Vivo e Claro em alguns pontos de grandes altitudes do percurso.

Geografia , Clima e Vegetação local: A Travessia da Serra do Papagaio possui elevações típicas da Mantiqueira, grandes desníveis com subidas e descidas fortes. Boa parte da caminhada é realizada em terreno pedregoso, com presenças de granito e quartzito ao longo do trecho e inúmeros  matacões, com picos de grandes afloramentos rochosos.  A melhor época para realização da travessia é no final de outono e inverno, entre os meses de maio e setembro, devido a pequena incidência de chuvas e as baixas temperaturas, que podem chegar aos -5cº graus nas maiores altitudes. Porém ela também é uma ótima travessia para ser realizada na primavera e verão, mais quente, entre os meses de outubro e abril, para maior proveito das cachoeiras e poços para banho e contemplação. A Vegetação se mistura entre os campos rupestres, campos de altitude, florestas de araucárias centenárias e a típica mata atlântica de encostas úmidas e sombrias com árvores belas e muitas bromélias.

 

Nível de Dificuldade: Moderado/Alto.

Grupo Mínimo: 04 participantes.

Máximo: 12 participantes.

Idade Mínima: 07 anos.

Valor Individual R$ 520,00.

Forma de pagamento: À vista. 30% do valor, 15 dias antes da realização do roteiro.

Nascer do Sol